Cuidado(s) com o Sol

Para as crianças, o sol acompanha sempre as brincadeiras ao ar livre, corridas e brincadeiras.

O sol tem um papel essencial para a vida humana sendo uma fonte de calor para o planeta, ajudando o corpo humano a produzir vitamina D e sendo um gerador de bem-estar.

Apesar de trazer muita diversão e benefícios, é também perigoso sobretudo para grupos de risco entre os quais, os bebés e as crianças que têm peles frágeis e imaturas. Por essa razão, a proteção solar para estes grupos é imprescindível.

O sol emite diferentes tipos de radiações que afectam a nossa pele dentro dos quais, podemos ver alguns raios solares, mas não todos. Os três tipos de radiação que atingem a Terra são:

  • Os raios visíveis, que podem ser vistos com nossos próprios olhos
  • Os infravermelho (IR)
  • Os Ultravioleta (UV), UVA (penetram mais profundamente na nossa pele) e UVB e os UVC, os últimos são os mais perigosos apesar de não atingirem a superfície da terra.

A exposição ao sol pode apresentar vários riscos, a curto prazo mas também a longo prazo, especialmente:

  • Insolação, com desconforto e/ou dores de cabeça e até golpes de calor com desidratação sobretudo nos grupos de maior risco (bebés, crianças e idosos).
  • Queimaduras solares que impactam o capital celular e a capacidade da pele se defender e reparar. A pele fica vermelha, dorida e as manchas podem aparecer 2h a 12h após a exposição. As queimaduras solares desaparecem nos dias seguintes causando descamação e despigmentação.
  • Envelhecimento precoce da pele, rugas marcadas e nos casos mais graves cancro de pele.

Assim sendo, torna-se essencial protegermo-nos do sol sobretudo no caso dos grupos de risco (bebés, crianças e idosos).

De facto, a pele dos bebés e crianças é mais fina e mais sensível, a sua função barreira ainda é ineficaz permitindo a penetração dos raios UV mais facilmente e o sistema imunológico e de pigmentação ainda são imaturos e pobres para defender a pele contra os raios UV.

Os bebés e crianças necessitam de um protetor solar adequado à sua pele mais frágil. O protetor deve ser formulado para se adaptar à sua pele delicada, ser eficaz contra os raios solares e ser capaz de preservar o seu capital celular.

Algumas DICAS para escolher o protetor solar para os bebés e crianças:

  • Ter um FPS (Fator de Proteção Solar) 50 ou 50+, de forma a preservar o sistema natural de defesa e evitar danos celulares causados pela exposição solar
  • Ter uma elevada tolerância contendo na sua fórmula ingredientes selecionados especificamente adaptados à pele dos bebés, crianças e mulheres grávidas e testados sob controlo dermatológico
  • Ser especialmente formulado para peles intolerantes, frágeis e com tendência atópica, no caso do bebé ou criança ter uma das seguintes condições de pele

E não se esqueça de aplicar protetor solar 20 minutos antes da exposição, usar sempre proteção solar mesmo em dias nublados, insistir a proteção nas áreas super expostas como é o caso da testa, maçãs do rosto, nariz e lábios e, finalmente reaplicar a cada 2 horas ou depois de cada mergulho.

Se precisar de ajuda a escolher o seu protetor solar, a Mustela ajuda-o oferecendo uma gama de proteção solar que tem tudo o que precisa para proteger o seu bebé e criança (e, pode aproveitar e utilizar o mesmo protetor solar que o do seu bebé).

Prontos para o sol?