O Sono no Regresso à Escola
Uma boa adaptação ao jardim de infância é para a maioria (senão todos) os pais uma forte preocupação. Garantir que os seus filhos ficam bem entregues e que comem e dormem bem é para todos uma prioridade. E há como facilitar esta adaptação?
Um estudo recente (Julho 2022) da conceituada revista científica Pediatrics revelou que o mais forte preditor de uma boa adaptação ao jardim de infância é uma duração de sono noturno consistente e regular de 10 ou mais horas. Ou seja, ter uma boa rotina de deitar, hábitos e sono corretos e um sono de qualidade ainda antes da entrada na escola e um sono noturno de qualidade parece ser meio caminho andado para que tudo corra bem. O estudo demonstrou ainda que estes efeitos positivos foram sentidos ao longo de todo o ano tanto em termos cognitivos e académicos (aprendizagens) como em termos sócio-emocionais (relacional e emocional).
Durante o período de férias muitas crianças deitam-se mais tarde e podem fazer sestas mais longas que muitas vezes compensam um número de horas de sono noturno insuficiente. Eu sou bastante apologista em poder haver alguma flexibilidade e fuga às rotinas nas férias principalmente quando sentimos que está a resultar (temos crianças bem dispostas e aparentemente descansadas). No entanto, quando estamos a preparar o regresso às aulas temos de ajudar a criança a voltar aos hábitos de sono corretos, e a garantir que o seu sono noturno ficam bem preservado.
Este ajuste ou aumento do sono noturno - para garantir que a criança dorme 10 horas ou mais – pode significar para algumas crianças ter de encurtar a duração da sesta para que a criança vá para a cama mais cedo. Para uma criança que tem de despertar às 7:30 da manhã, a hora de deitar deve ser no máximo às 21h/21:15. Aos 3 anos é normal haver ainda sesta de 1 a 2 horas desde que o sono noturno seja no mínimo 10 horas. Na sala dos 4 anos, muitas escolas já não oferecem oportunidade de sesta, nesse caso privilegiar 11h ou 12h de sono noturno pode ser fundamental para muitas crianças andarem bem dispostas, bem descansadas e com boas capacidades de aprendizagem e de gestão emocional.
Para regressar aos hábitos de sono corretos neste inicio de ano letivo temos de começar por criar uma rotina de deitar que seja previsível e prazerosa para a criança. Assim a criança fica tranquila e aprende a gostar de ir para a cama para adormecer e dormir bem.
Uma boa rotina de deitar deve ser iniciada uns 15/20 minutos (ou 30 minutos se incluir o banho) antes de deitar. Não precisam estar os dois pais envolvidos (por norma é mesmo melhor ser com apenas um). Um bomexemplo para uma rotina de deitar para estas idades é: banho (opcional), lavar dentes, fazer xixi, ler um livro no quarto com ambiente calmo e luzes baixas, dizer boa noite (e/ou rezar, falar baixinho, dar uns mimos), deitar a criança na cama com um beijinho de boa noite e sair do quarto. Nesta idade pode haver necessidade para algumas crianças de deixar uma luz de presença, ou a porta do quarto entre-aberta com a luz do corredor acesa. Vejam como a criança prefere, e deem preferência a luzes de presença vermelhas e fracas.
A utilização de ecrãs deve ser evitada pelo menos nos 30 minutos antes de iniciar a rotina de deitar. Uma boa estratégia é definir como regra que não há ecrãs (tv, tablets, telefones) depois do jantar. Levar a criança para o quarto a seguir ao jantar para jogar um jogo calmo (p.ex um puzzle, jogo da memória) pode tornar a hora próxima de deitar mais prazerosa e ser um momento para o qual a criança cria expectativa positiva. Não se esqueçam que, quando as aulas começarem as vossas crianças vão ter saudades das horas que passavam com vocês e desse tempo de qualidade. É fundamental reservar pelo menos 1 hora ou mais por dia para dar temo de qualidade com atenção e brincadeira e mimos (sem distrações) quando chegam da escola, para a criança “encher o copo” de mãe e/ou pai para assim conseguir ir para a cama mais tranquila e dormir melhor.
Desejo a todos um bom regresso às aulas e sonos profundos e reparadores!
Fonte do artigo:
Douglas M. Teti, Corey J. Whitesell, Jacqueline A. Mogle, Brian Crosby, Orfeu M. Buxton, Karen L. Bierman, David M. Almeida; Sleep Duration and Kindergarten Adjustment. Pediatrics August 2022; 150 (2): e2021054362. 10.1542/peds.2021-054362
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