O Inverno, as constipações e a homeopatia

É no período de inverno com o frio que o nosso sistema imunológico pode ficar mais vulnerável a resfriados, gripes e outras infeções virais.

Nesta época do ano que precisamos de cuidar da nossa saúde tomando medidas preventivas. O tratamento homeopático é uma abordagem terapêutica que pode ser uma aliada importante nesse processo.

Homeopatia é classificada como uma terapêutica não convencional e está regulamentada em Portugal, apresenta uma clínica muito particular onde se avaliam na consulta os sintomas físicos, este mais expectados, mas depois integra os sintomas mentais, emoções, sentimentos, desejos e aversões alimentares.

Fomenta o relato natural mas orientado com o objetivo de conhecer o melhor possível a pessoa por “detrás” da doença.

É uma terapêutica muito segura e não apresenta efeitos secundários nem interações mas aconselha-se sempre uma consulta por um homeopata.

O homeopata prescreverá o/s medicamento/s para a pessoa, podendo complementar com medicamentos referenciados para o seu diagnóstico médico ou sintomas específicos.

Podem ser consumidos por todos, mesmo os grupos mais sensíveis como grávidas, recém-nascidos, idosos, etc.

Como enfrentar os sintomas gripais com a homeopatia:
Os medicamentos mais indicados para as infeções virais e de acordo com o quadro sintomático são:

  • Gelsemium sempervirens calafrios com tremores, dor cabeça frontal com “peso” nos olhos. Dificuldade em concentrar-se. Habitualmente sem sede. Queixa-se também de fadiga;
  • Eupatorium perfoliatum dor geral com sensação de frio nos ossos, dor no corpo todo; hipersensibilidade globos oculares;
  • Hepar sulphur ou Aconitum napellus, contexto após “apanhar” um frio repentino com queixas de tosse e mau estar geral;
  • Rhus tox. adinamia, febre elevada, fadiga muscular, mas com enrrigecimento das articulações e dores peri-articulares;
  • Bryonia alba – além da fadiga e doresmusculares… tosse seca traqueal, agrava tudo pelo movimento. Sede intensa;
  • Dulcamara – contexto de frio húmido, agrava com a humidade, calafrios na região dorsal, laringite e sede e;
  • Influenzinum, Anas barbárie entre outros sãobioterápicos que podem também funcionar como preventivo.

Poderá ser tomado na dinamização entre 5 a 9CH numa toma mais frequente no início dos sintomas e espaçando com as melhoras. Habitualmente são disponibilizados em grânulos mas pode ser em líquido (gotas).

Por ultimo, os medicamentos homeopáticos são preparados com matérias-primas de diversas origens vegetal, mineral, animal entre outras. Os medicamentos são diluídos e dinamizados (agitados). São preparados em laboratórios supervisionados por farmacêuticos e são vendidos em farmácias e parafarmácias.

Copyright 2024 Rui Carlos Pinto (ND) | Todos os direitos reservados